top of page

Volume 9 - 2025

número 1

artigo monográfico 1

 especial 1

número 2

número 3

número 4

                       Análise morfológica dos Pokémon Hexapoda, com ênfase em Lepidoptera, Coleoptera e Hemiptera

Victor Hugo Correa Coutinho; Maíra Moraes; Nathalia Hiluy Pecly & Jean Carlos Miranda

Resumo

A entomologia (grego entomo – inseto e logos – estudo) é o ramo da biologia que se dedica ao estudo dos insetos. Os insetos podem ser caracterizados por terem o corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen, um exoesqueleto rígido, um par de antenas, três pares de pernas articuladas e, frequentemente, um ou dois pares de asas. Este trabalho tem como objetivo a classificação e análise da morfologia dos Pokémon inspirados em insetos, comparando-os com as espécies reais que serviram de referência. Para isso, foi realizada uma busca sistemática na literatura especializada, resultando na classificação de 70 personagens como membros do subfilo Hexapoda, distribuídos em 12 ordens: Lepidoptera, Coleoptera, Hemiptera, Hymenoptera, Mantodea, Diptera, Neuroptera, Mecoptera, Orthoptera, Odonata, †Meganisoptera e Blattodea. A análise morfológica revelou que nenhum dos personagens apresenta uma representação totalmente fiel, com falhas que parecem intencionais. Teoriza-se que essas adaptações podem ter sido feitas para evitar designs excessivamente complexos e para tornar os personagens mais acessíveis ao público infantil, além de facilitar sua animação e integração nos jogos e outras mídias. Esta pesquisa destaca o potencial dos Pokémon para a biologia cultural, mostrando como esses personagens influenciam e refletem o nosso cotidiano sem que percebamos.

Palavras-chave: biologia cultural; Insecta; morfologia; zoologia.

Para fora dos muros: uso do anime Shingeki no Kyojin para promoção da educação das relações étnico-raciais na formação de professores de Ciências e Biologia

José Eduardo Andrade Neto; Willis Passini de Jesus Santos & Lia Midori Meyer Nascimento

Resumo

A Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) visa superar preconceitos e discriminação racial através de processos educativos. Nesse contexto, os recursos didáticos são essenciais para o ensino-aprendizagem e o uso de animes tem se popularizado como uma ferramenta eficaz. Shingeki no Kyojin, de Hajime Isayama, ambientado em uma distopia com dinâmicas de poder e questões raciais, oferece um cenário propício para discutir racismo. Este estudo busca promover o entendimento sobre racismo científico no ensino de Ciências e Biologia, utilizando o anime como recurso pedagógico em uma turma de licenciatura em Ciências Biológicas. A pesquisa, de caráter qualitativo, descritivo e exploratório, envolveu a análise das discussões dos estudantes após uma intervenção didática, utilizando a Análise do Discurso. Os resultados indicaram que o anime facilita a ERER, permitindo que os alunos associassem cenas às teorias raciais, identificando processos como Alterização, Alterocídio e Alterofobia. Eles também reconheceram paralelos históricos com o nazismo e a discriminação dos povos originários. A aplicação da atividade destacou a viabilidade de recursos alternativos no ensino de ERER, contribuindo para a formação crítica dos futuros professores e promovendo uma abordagem inovadora e eficaz no ensino de Ciências e Biologia.

Palavras-chave: animação; educação superior; japonesa; racismo científico.

Palíndromos em biologia: a curiosa presença de jogos de palavras no DNA

Luiz Mors Cabral

Resumo

Palíndromos são frases ou palavras que se pode ler, indiferentemente, tanto da esquerda para a direita quanto da direita para a esquerda. Estão presentes em diversas culturas humanas, sendo considerados desde um mero jogo de palavras até expressões artísticas, religiosas ou mágicas. Curiosamente, os palíndromos possuem uma outra face, que permaneceu oculta durante milhares de anos: eles são frequentemente encontrados nas macromoléculas que estão no princípio da vida. Uma simetria inesperada presente nos códigos celulares da vida, e que só foi descoberta com os avanços da biologia molecular durante o século XX. Neste artigo, apresentamos os palíndromos do DNA e suas funções biológicas, fazendo uma correlação com a prática da palindromia.

Palavras-chave: evolução; macromoléculas; palindromia.

Quarenta e quatro seres sobrenaturais com inspiração em animais - um para cada dia da Quaresma

 

Elidiomar Ribeiro Da-Silva

Sobre o conteúdo

O autor reflete sobre a interseção entre zoologia e cultura popular, especialmente durante a Quaresma no Brasil. Ele destaca como os animais, além de serem organismos biológicos, tornam-se protagonistas de narrativas e símbolos no imaginário coletivo. Assim, idealizou um bestiário ilustrado com 44 seres sobrenaturais inspirados em animais, sem ordem taxonômica ou ligação obrigatória com a Quaresma, onde destaca a predominância de vertebrados na lista, incluindo animais selvagens e de criação, e reflete sobre como zoologia e folclore podem dialogar, comunicando emoções, crenças e memórias. ​

Palavras-chave: assombrações; cultura popular; visagens; Zoologia Cultural.

Insetos e educação: discussão sobre a importância desses seres vivos e uma proposta ecoeducativa voltada para o ensino médio

 

Daniela de Oliveira Silva; Naiele Patricia da Costa Bitencourth & Delton Mendes Francelino

Resumo

Este estudo foi desenvolvido entre 2020 e 2022 e teve como objetivo principal discutir a importância dos insetos para a vida humana e para os ecossistemas, propondo uma prática ecoeducativa baseada em três eixos de desenvolvimento, direcionada para quaisquer séries/anos do ensino médio. Como resultados, destacam-se o debate necessário e pertinente acerca da importância da práticas educativas no contexto escolar que favoreçam o protagonismo dos estudantes; a relevante não demonização dos insetos pela sociedade, buscando entender que o despontar de doenças e pragas são decorrentes, em primazia, de desajustes ecossistêmicos provocados pela humanidade; e, por fim, a sempre necessária busca pela formação de professores que sejam estimulados a educar para a liberdade e autonomia, aspecto preponderante para o futuro da Terra e dos seres vivos.

Palavras-chave: ecologia; ecopedagogia; sustentabilidade.

O conhecimento das comunidades de Praia Seca e Vilatur-RJ sobre a Lagoa Vermelha e Unidades de Conservação

como precursor de uma proposta de educação ambiental

 

Júlia Xavier Santana; Juan Suzano Marins da Silva; Pamela Zuliane Nogueira;

Luiz Carlos Teixeira Junior & Erasmo Carlos Barbosa

 

Resumo

O ecossistema de restinga, localizado nos municípios de Saquarema, Araruama e Arraial do Cabo, abrange um biossistema costeiro e com diversidades também presentes da Mata Atlântica, com grande destaque para a vegetação do entorno da Lagoa Vermelha. Ademais, a lagoa apresenta os estromatólitos, estruturas relevantes para referências de estudos geológicos. A Área de Proteção Ambiental de Massambaba (APA) e o Parque Estadual Costa do Sol (PECS) formam duas Unidades de Conservação com finalidades de proteção dos segmentos presentes. Em decorrência disso, o estudo realizado teve como foco concernir de forma estimada o nível de conhecimento das populações a respeito das unidades de Conservação e a Lagoa Vermelha. Para esse fim, foi necessário estudar dados de referências bibliográficas e de pesquisas quantitativas aplicadas em campo. A área de aplicação foram os distritos de Praia Seca, em Araruama, e Vilatur, localizado em Saquarema. Considerando os resultados obtidos, conclui-se que em ambos os distritos, Praia Seca e Vilatur, o conhecimento a respeito das Unidades de Conservação e da lagoa Vermelha, são restritos. Desta forma, é possível compreender a importância da educação ambiental como um instrumento de construção do conhecimento a respeito destes objetos de estudo.

Palavras-chaves: Estromatólitos; preservação; restinga

2017-2025 A BRUXA por l&e

bottom of page