top of page

Volume 9 - 2025

número 1

artigo monográfico 1

Insetos e educação: discussão sobre a importância desses seres vivos e uma proposta ecoeducativa voltada para o ensino médio

 

Daniela de Oliveira Silva; Naiele Patricia da Costa Bitencourth & Delton Mendes Francelino

Resumo

Este estudo foi desenvolvido entre 2020 e 2022 e teve como objetivo principal discutir a importância dos insetos para a vida humana e para os ecossistemas, propondo uma prática ecoeducativa baseada em três eixos de desenvolvimento, direcionada para quaisquer séries/anos do ensino médio. Como resultados, destacam-se o debate necessário e pertinente acerca da importância da práticas educativas no contexto escolar que favoreçam o protagonismo dos estudantes; a relevante não demonização dos insetos pela sociedade, buscando entender que o despontar de doenças e pragas são decorrentes, em primazia, de desajustes ecossistêmicos provocados pela humanidade; e, por fim, a sempre necessária busca pela formação de professores que sejam estimulados a educar para a liberdade e autonomia, aspecto preponderante para o futuro da Terra e dos seres vivos.

Palavras-chave: ecologia; ecopedagogia; sustentabilidade.

O conhecimento das comunidades de Praia Seca e Vilatur-RJ sobre a Lagoa Vermelha e Unidades de Conservação

como precursor de uma proposta de educação ambiental

 

Júlia Xavier Santana; Juan Suzano Marins da Silva; Pamela Zuliane Nogueira;

Luiz Carlos Teixeira Junior & Erasmo Carlos Barbosa

 

Resumo

O ecossistema de restinga, localizado nos municípios de Saquarema, Araruama e Arraial do Cabo, abrange um biossistema costeiro e com diversidades também presentes da Mata Atlântica, com grande destaque para a vegetação do entorno da Lagoa Vermelha. Ademais, a lagoa apresenta os estromatólitos, estruturas relevantes para referências de estudos geológicos. A Área de Proteção Ambiental de Massambaba (APA) e o Parque Estadual Costa do Sol (PECS) formam duas Unidades de Conservação com finalidades de proteção dos segmentos presentes. Em decorrência disso, o estudo realizado teve como foco concernir de forma estimada o nível de conhecimento das populações a respeito das unidades de Conservação e a Lagoa Vermelha. Para esse fim, foi necessário estudar dados de referências bibliográficas e de pesquisas quantitativas aplicadas em campo. A área de aplicação foram os distritos de Praia Seca, em Araruama, e Vilatur, localizado em Saquarema. Considerando os resultados obtidos, conclui-se que em ambos os distritos, Praia Seca e Vilatur, o conhecimento a respeito das Unidades de Conservação e da lagoa Vermelha, são restritos. Desta forma, é possível compreender a importância da educação ambiental como um instrumento de construção do conhecimento a respeito destes objetos de estudo.

Palavras-chaves: Estromatólitos; preservação; restinga

© 2017-2025 A BRUXA por lbnc

bottom of page