top of page

Volume 7 - 2023

    número 1, 2023  

Fakemon, estratégia lúdica de ensino e divulgação – Uma proposta com artrópodes

Tatiane Iorio Rozendo Rodrigues; Luci Boa Nova Coelho; Amalry Maia Garcia & Elidiomar Ribeiro Da-Silva

A Bruxa 7(1): 10-26. 2023

Resumo

 

O uso do lúdico – ou da ludicidade – é uma estratégia de ensino aclamada, a qual se distancia do tradicional e torna as aulas mais dinâmicas. Para isso, muitas vezes são utilizados jogos didáticos e interativos, proporcionando diversas brincadeiras. Dessa forma, as aulas se transformam, tornando-se mais interessantes e melhorando significativamente a didática. Esta pesquisa tem o objetivo de apresentar uma estratégia lúdica de ensino de ciências biológicas, utilizando Fakemon (tipo de Pokémon não oficiais, criados por fãs da franquia). O trabalho consiste na criação de monstrinhos baseados em espécies reais, dos quais são descritas suas características e comportamentos, assim como seus ataques e defesas. Pela associação dos monstrinhos criados com os animais reais, busca-se atrair mais o interesse dos alunos em relação ao aprendizado em ciências biológicas.

Palavras-chave: ciências biológicas; ensino; ludicidade; Pokémon.

Pegue o pombo e não dê o peixe! O ódio golpista materializado na destruição de uma das mais destacadas obras de Di Cavalcanti

Elidiomar Ribeiro Da-Silva & Luci Boa Nova Coelho

A Bruxa 7(1): 1-9. 2023

Resumo

 

O dia 08 de janeiro de 2023 entrou para a história como o marco de um dos mais graves atentados à democracia brasileira e a um novo governo, legitimamente eleito pela maioria. Planejado e executado por grupos de extrema-direita, com toques nazifascistas, a ação invadiu prédios do poder central e promoveu destruição do patrimônio público. Uma das obras atacadas, um painel do consagrado pintor Di Cavalcanti, apresenta menções a elementos zoológicos, os quais são aqui destacados e analisados.

Palavras-chave: cultura; golpismo; terrorismo; vandalismo; zoologia cultural.

bottom of page