top of page

Volume 9 - 2025

número 1

artigo monográfico 1

 especial 1

número 2

número 3

número 4

número 5

número 6

artigo monográfico 2

número 7

número 8

número 9

número 10

artigo monográfico 3

artigo monográfico 4

Inventariando e divulgando a fauna de insetos do campus 458 da UNIRIO​

 Bruno Gomes Rodrigues Pereira; Allan Paulo Moreira dos Santos & Maria Inês da Silva Passos

Resumo

Os insetos são os organismos com a maior diversidade do planeta e responsáveis por diversas atividades fundamentais, tais como polinização, decomposição e manutenção de espécies vegetais e animais. O presente trabalho realizou um levantamento dos insetos encontrados no campus 458 da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). A partir desse levantamento, criou-se um site e uma caixa entomológica com o objetivo de serem utilizados como ferramentas de educação ambiental. Também se realizou uma pesquisa com alunos de diferentes cursos, a fim de descobrir a percepção de uma parte relevante da comunidade acadêmica sobre os insetos. Um total de 11 ordens e 38 famílias foram encontradas e classificadas. A maioria das famílias analisadas é bem diversa ou comum em áreas florestais ou urbanas. Os materiais produzidos foram apresentados durante a SIA (Semana de Integração Acadêmica) do ano de 2024 e se mostraram eficientes em auxiliar no processo de educação ambiental. A pesquisa conseguiu um número relevante de respostas, embora concentrada entre os estudantes, em especial da área biológica. As respostas mostraram que os alunos estão bem informados sobre a importância dos insetos, entretanto cometem alguns equívocos os confundindo com outros animais.

Palavras-chave: Entomologia, insetos urbanos, educação ambiental.

A influência midiática e suas repercussões nas opiniões públicas sobre os animais do parque urbano Campo de Santana -

Rio de Janeiro (RJ)

Ana Paula da Silva Costa; Elidiomar Ribeiro Da-Silva & Laura Acerb Cordioli

Resumo

Animais são representados de diferentes formas (pinturas rupestres, redes de parentesco, artefatos e contos) desde os primórdios da civilização humana. Nesse contexto, os diferentes tipos de mídia exercem importante papel na representação de animais, tanto por meio de formas tradicionais (rádio e cinema), quanto contemporâneas (redes sociais), influenciando as percepções e relações das pessoas com os animais, além de sua consciência ecológica, o que pode resultar em preferência por determinadas espécies. Este trabalho investiga como a representação de animais nas diferentes mídias pode influenciar as percepções e comportamentos das pessoas em relação à fauna, tomando como referência as percepções sobre a fauna existente no Parque Urbano Campo de Santana, importante área verde do município do Rio de Janeiro. Por meio de revisão bibliográfica e de um questionário on-line, buscamos identificar quais mídias são mais utilizadas como fonte de informação e quais espécies de animais causam mais ou menos aversão no público. Os resultados indicam os filmes, documentários e redes sociais como principais fontes de informação, reforçando a importância da veracidade das informações difundidas nessas mídias, bem como da divulgação científica e da educação ambiental, principalmente no que compete à fauna nativa.

Palavras-chave: antropomorfismo; comunicação; divulgação científica; fauna nativa; percepção.

COMUNICAÇÃO

Os bichos de Greta Thunberg: táxons zoológicos nomeados em honra da jovem ativista

Elidiomar Ribeiro Da-Silva

Resumo

Desde os primórdios da nomenclatura zoológica, cientistas homenageiam pessoas ao nomear novas espécies. Quando tais homenagens recaem sobre celebridades, os nomes podem gerar pontes entre ciência, sociedade e consciência ambiental. O presente texto comenta brevemente os táxons zoológicos nomeados em honra à ativista sueca Greta Thunberg – incluindo insetos, moluscos, aranhas e um anfíbio –  e discute o potencial educativo e simbólico desses epônimos. Argumenta-se que, longe de serem meras curiosidades, esses nomes ajudam a aproximar o público da biodiversidade e reforçam a urgência de sua preservação.

Palavras-chave: educação ambiental; epônimos zoológicos; nomenclatura científica; zoologia cultural.

                                 _________________________________________________________________

Zoonímia popular em Lebiasinidae: uma revisão crítica a partir da zoologia cultural

Elidiomar Ribeiro Da-Silva

Resumo

Este trabalho analisa os nomes comuns de peixes da família Lebiasinidae (os peixes-lápis), destacando vetores que promovem a formação e circulação de nomes populares (morfologia, padrões cromáticos, comportamento e eponímia). Realizou-se uma revisão bibliográfica orientada por princípios da zoologia cultural, cruzando bases taxonômicas (FishBase; Catalog of Fishes), literatura científica taxonômica e fontes de aquariofilia. Foi identificado que muitos nomes populares são amplamente derivados de atributos visuais e comportamentais (por exemplo, o splashing de Copella arnoldi), enquanto outros resultam de eponímia ou topônimos regionais.

Palavras-chave: aquariofilia; folkcomunicação; ictiologia; zoologia cultural.

Por onde andam os ipecus? Uma análise da iconografia dos pica-paus na cultura brasileira

Daubian Santos

Resumo

Pica-paus são facilmente reconhecidos. Apesar disso, essas características aves estão proporcionalmente bem ausentes na cultura brasileira. Neste trabalho, analisamos sua presença em diversas áreas como músicas, nomes de ruas, mascotes de clubes, lendas e imagens. Ao final, fica o alerta para a necessidade de se incorporar mais espécies nativas no imaginário popular brasileiro.

Palavras-chave: aves; Brasil; carapina; Picidae; zoologia.

Cosme, Damião e os bichos: proposta pedagógica transdisciplinar para o ensino de ecologia e saúde pública

com inspiração em uma manifestação cultural

Elidiomar Ribeiro Da-Silva & Luci Boa Nova Coelho

Resumo

Apresenta-se uma proposta pedagógica transdisciplinar pensada para o ensino fundamental (6º–9º anos), mas com adaptações possíveis para o ensino médio, que usa a celebração de Cosme e Damião como contexto educativo para trabalhar zoologia cultural, ecologia urbana, higiene e saúde pública a partir de situações cotidianas. Intencionalmente, os procedimentos, atividades e avaliação são simplificados, com vistas a que professores com pouco tempo disponível possam considerar aplicar a proposta. Todas as providências apresentadas são sugestões: não há intenção de alterar liturgia, ritos ou o espírito da festa, que são soberanos. Trata-se, na verdade, de se aproveitar uma festa popular como janela cultural para se falar de ciência, cidadania e respeito.

Palavras-chave: biologia urbana; BNCC; ensino de Ciências; transdisciplinaridade; zoonoses.

A mariposa no estádio: possibilidades de utilização da presença simbólica e biológica de Autographa gamma (Lepidoptera: Noctuidae) na final da Euro 2016 para fins didáticos e de divulgação científica

Elidiomar Ribeiro Da-Silva

Resumo

O pouso de uma mariposa Autographa gamma no rosto de Cristiano Ronaldo durante a final da Euro 2016 gerou interpretações simbólicas e possibilita reflexões biológicas e culturais. Este estudo propõe seu uso em divulgação científica e no ensino, integrando conteúdos de ecologia, migração animal, impacto da iluminação artificial e cultura esportiva. A cena permite explorar relações entre ciência, mídia e imaginário coletivo, podendo favorecer a comunicação pública sobre insetos.

Palavras-chave: biodiversidade; ciência na mídia; cultura esportiva; iluminação artificial; migração.

                                 _________________________________________________________________

COMUNICAÇÃO

A serpente selada de Sinhozinho: mito e devoção na proteção da natureza

em Bonito, Mato Grosso do Sul

Elidiomar Ribeiro Da-Silva

Resumo

A lenda de Sinhozinho constitui um dos pilares da memória cultural do município de Bonito (MS). Este estudo explora a versão da serpente selada, articulando fontes orais, registros institucionais e bibliografia especializada em etnoherpetologia, folkcomunicação e religiosidade popular. A análise destaca a atuação carismática de Sinhozinho entre 1940 e 1944, a permanência das práticas devocionais, como a romaria de 12 de outubro e a capela com seus ex-votos, e os significados simbólicos atribuídos à serpente como advertência ecológica, memória ambiental e legitimação religiosa. Ao relacionar o mito com processos comunicacionais populares e práticas de conservação, o artigo propõe a leitura da lenda como patrimônio imaterial e ferramenta pedagógica para ações de educação ambiental e valorização da cultura local.

Palavras-chave: cobras; etnoherpetologia; folkcomunicação; Pantanal; religiosidade popular; zoologia cultural.

Impactos ambientais e a busca por sustentabilidade nos processos fúnebres - Revisão

Valesca Afrodite Moreira Gomes

Resumo

Este trabalho é uma revisão bibliográfica narrativa que aborda os impactos ambientais associados aos processos fúnebres tradicionais e as alternativas alinhadas aos três pilares da sustentabilidade que buscam reduzir esses impactos negativos. A pesquisa se propôs a revisar a literatura existente sobre os principais impactos ambientais dos cemitérios e das práticas funerárias convencionais como cemitérios horizontais, embalsamamento, tanatopraxia, caixões e o necrochorume resultante da decomposição dos corpos, como a contaminação do ar, da água e do solo por conta dessas práticas, assim como seus impactos sociais e econômicos. Além disso, foram analisadas soluções sustentáveis como a aquamação, compostagem humana, cemitérios verticais, crematórios, enterro natural e liofilização. A metodologia incluiu a revisão de diversas publicações, buscando identificar as melhores práticas para a utilização de práticas funerárias mais sustentáveis. Os resultados indicam que, embora existam alternativas, o uso de práticas sustentáveis ainda enfrenta desafios significativos, incluindo barreiras culturais, econômicas e regulamentares. A necessidade de políticas públicas que promovam métodos de sepultamento sustentáveis e acessíveis à população, assim como a importância de conscientizar a sociedade sobre os benefícios dessas práticas. O trabalho visa se aprofundar no conhecimento sobre métodos sustentáveis de sepultamento e sugere que, ao adaptá-los ao contexto brasileiro, é possível minimizar impactos negativos e proporcionar benefícios ambientais, econômicos e sociais.

Palavras-chave: cemitérios, crematórios, procedimentos fúnebres, enterro natural, impactos ambientais.

Aula de poções inspirada nos filmes de Harry Potter: um relato de experiência sobre o ensino de química

Ana Carolina Vieira de Araújo & Thaynara Pereira Coelho Americano

Resumo

As aulas de Ciências, no ensino fundamental, contemplam as disciplinas de biologia, física e química. Com as alterações curriculares, em virtude da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no 6º ano já são inseridos conceitos básicos de química, como: substâncias, misturas, número de fases, etc. Nesse sentido, pensou-se uma proposta experimental para os estudantes desenvolverem familiaridade com as substâncias e misturas do seu cotidiano. Para isso, utilizou-se da ambientação no universo de Harry Potter a partir de uma “Aula de Poções”. Inicialmente foi feito o sorteio das casas, seguido da formação duplas. As duplas receberam uma ficha para catalogar quatro misturas diferentes e nela era preciso descrever: quantos ingredientes tinham na mistura; a quantidade de fases da mistura; e se a mistura era homogênea ou heterogênea. Todos os ingredientes dessa prática estavam “traduzidos” para nomes do “mundo bruxo” como, por exemplo, escama de dragão (carvão) e lágrimas de sereia (água). As misturas foram feitas nos tubos de ensaio do laboratório e expostas em estantes. Por meio dos registros das fichas catalogadas, pode-se observar que as duplas compreenderam as classificações das misturas e o objetivo de familiarizar os alunos com o laboratório foi cumprido por meio dos aspectos lúdicos imersivos.

Palavras-chave: Ciências; laboratório; mundo bruxo.

                                 _________________________________________________________________

MINICONTO

O pequeno contador de grandes histórias

Daniela Yomaira Rojas Sánchez

Resumo

Antes de começar, prezado leitor, só peço que prometa que na próxima vez que escutar meu nome vai lembrar primeiro de meus relatos. Esqueça por um instante todas as coisas ruins que dizem sobre mim. Pelo menos prometa que vai tentar. Sou Helicobacter pylori, um contador de histórias. Gosto de me descrever ...

Palavras-chave: Helicobacter pylori; microbiologia.

Quintais, roças e jardins no contexto da tradição indígena da Paraíba (Nordeste do Brasil)

Hermes de Oliveira Machado Filho; Maria Lidianny Vicente Souza; Taíza Nunes dos Santos;

Juscelino Silva de Souza; Viviane dos Santos Sousa; Valmira Perucchi & Tânia Maria de Andrade

Resumo

A valorização de espaços coletivos e as práticas ancestrais vêm sendo registradas cada vez mais no Brasil e no mundo, como uma forma de resgate à memória cultural e ambiental. Nesse sentido, este artigo apresenta um checklist prévio da flora de jardins e quintais de quatro comunidades indígenas Tabajaras do litoral sul-paraibano, Nordeste do Brasil. Foram registradas 106 espécies distintas no geral. Essas plantas em geral são em sua maioria ervas, com maior proporção de plantas nativas, mas amplamente distribuídas, e com mais de 30 tipos diferentes de indicações para tratamento. Além dessa diversificação de plantas, as composições de espécies por aldeia tendem a ser diversificadas, indicando uma ampla exploração dos recursos vegetais de diferentes grupos botânicos. Esses conhecimentos florísticos são importantes para evidenciar que o conhecimento étnico dessas comunidades resiste em sua identidade, visto que estão inseridas em ambientes urbanos e foram reempossadas recentemente.

Palavras-chave: comunidade tradicional; etnociência; extensão rural.

                       Análise morfológica dos Pokémon Hexapoda, com ênfase em Lepidoptera, Coleoptera e Hemiptera

Victor Hugo Correa Coutinho; Maíra Moraes; Nathalia Hiluy Pecly & Jean Carlos Miranda

Resumo

A entomologia (grego entomo – inseto e logos – estudo) é o ramo da biologia que se dedica ao estudo dos insetos. Os insetos podem ser caracterizados por terem o corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen, um exoesqueleto rígido, um par de antenas, três pares de pernas articuladas e, frequentemente, um ou dois pares de asas. Este trabalho tem como objetivo a classificação e análise da morfologia dos Pokémon inspirados em insetos, comparando-os com as espécies reais que serviram de referência. Para isso, foi realizada uma busca sistemática na literatura especializada, resultando na classificação de 70 personagens como membros do subfilo Hexapoda, distribuídos em 12 ordens: Lepidoptera, Coleoptera, Hemiptera, Hymenoptera, Mantodea, Diptera, Neuroptera, Mecoptera, Orthoptera, Odonata, †Meganisoptera e Blattodea. A análise morfológica revelou que nenhum dos personagens apresenta uma representação totalmente fiel, com falhas que parecem intencionais. Teoriza-se que essas adaptações podem ter sido feitas para evitar designs excessivamente complexos e para tornar os personagens mais acessíveis ao público infantil, além de facilitar sua animação e integração nos jogos e outras mídias. Esta pesquisa destaca o potencial dos Pokémon para a biologia cultural, mostrando como esses personagens influenciam e refletem o nosso cotidiano sem que percebamos.

Palavras-chave: biologia cultural; Insecta; morfologia; zoologia.

Para fora dos muros: uso do anime Shingeki no Kyojin para promoção da educação das relações étnico-raciais na formação de professores de Ciências e Biologia

José Eduardo Andrade Neto; Willis Passini de Jesus Santos & Lia Midori Meyer Nascimento

Resumo

A Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) visa superar preconceitos e discriminação racial através de processos educativos. Nesse contexto, os recursos didáticos são essenciais para o ensino-aprendizagem e o uso de animes tem se popularizado como uma ferramenta eficaz. Shingeki no Kyojin, de Hajime Isayama, ambientado em uma distopia com dinâmicas de poder e questões raciais, oferece um cenário propício para discutir racismo. Este estudo busca promover o entendimento sobre racismo científico no ensino de Ciências e Biologia, utilizando o anime como recurso pedagógico em uma turma de licenciatura em Ciências Biológicas. A pesquisa, de caráter qualitativo, descritivo e exploratório, envolveu a análise das discussões dos estudantes após uma intervenção didática, utilizando a Análise do Discurso. Os resultados indicaram que o anime facilita a ERER, permitindo que os alunos associassem cenas às teorias raciais, identificando processos como Alterização, Alterocídio e Alterofobia. Eles também reconheceram paralelos históricos com o nazismo e a discriminação dos povos originários. A aplicação da atividade destacou a viabilidade de recursos alternativos no ensino de ERER, contribuindo para a formação crítica dos futuros professores e promovendo uma abordagem inovadora e eficaz no ensino de Ciências e Biologia.

Palavras-chave: animação; educação superior; japonesa; racismo científico.

Palíndromos em biologia: a curiosa presença de jogos de palavras no DNA

Luiz Mors Cabral

Resumo

Palíndromos são frases ou palavras que se pode ler, indiferentemente, tanto da esquerda para a direita quanto da direita para a esquerda. Estão presentes em diversas culturas humanas, sendo considerados desde um mero jogo de palavras até expressões artísticas, religiosas ou mágicas. Curiosamente, os palíndromos possuem uma outra face, que permaneceu oculta durante milhares de anos: eles são frequentemente encontrados nas macromoléculas que estão no princípio da vida. Uma simetria inesperada presente nos códigos celulares da vida, e que só foi descoberta com os avanços da biologia molecular durante o século XX. Neste artigo, apresentamos os palíndromos do DNA e suas funções biológicas, fazendo uma correlação com a prática da palindromia.

Palavras-chave: evolução; macromoléculas; palindromia.

Quarenta e quatro seres sobrenaturais com inspiração em animais - um para cada dia da Quaresma

 

Elidiomar Ribeiro Da-Silva

Sobre o conteúdo

O autor reflete sobre a interseção entre zoologia e cultura popular, especialmente durante a Quaresma no Brasil. Ele destaca como os animais, além de serem organismos biológicos, tornam-se protagonistas de narrativas e símbolos no imaginário coletivo. Assim, idealizou um bestiário ilustrado com 44 seres sobrenaturais inspirados em animais, sem ordem taxonômica ou ligação obrigatória com a Quaresma, onde destaca a predominância de vertebrados na lista, incluindo animais selvagens e de criação, e reflete sobre como zoologia e folclore podem dialogar, comunicando emoções, crenças e memórias. ​

Palavras-chave: assombrações; cultura popular; visagens; Zoologia Cultural.

Insetos e educação: discussão sobre a importância desses seres vivos e uma proposta ecoeducativa voltada para o ensino médio

 

Daniela de Oliveira Silva; Naiele Patricia da Costa Bitencourth & Delton Mendes Francelino

Resumo

Este estudo foi desenvolvido entre 2020 e 2022 e teve como objetivo principal discutir a importância dos insetos para a vida humana e para os ecossistemas, propondo uma prática ecoeducativa baseada em três eixos de desenvolvimento, direcionada para quaisquer séries/anos do ensino médio. Como resultados, destacam-se o debate necessário e pertinente acerca da importância da práticas educativas no contexto escolar que favoreçam o protagonismo dos estudantes; a relevante não demonização dos insetos pela sociedade, buscando entender que o despontar de doenças e pragas são decorrentes, em primazia, de desajustes ecossistêmicos provocados pela humanidade; e, por fim, a sempre necessária busca pela formação de professores que sejam estimulados a educar para a liberdade e autonomia, aspecto preponderante para o futuro da Terra e dos seres vivos.

Palavras-chave: ecologia; ecopedagogia; sustentabilidade.

O conhecimento das comunidades de Praia Seca e Vilatur-RJ sobre a Lagoa Vermelha e Unidades de Conservação

como precursor de uma proposta de educação ambiental

 

Júlia Xavier Santana; Juan Suzano Marins da Silva; Pamela Zuliane Nogueira;

Luiz Carlos Teixeira Junior & Erasmo Carlos Barbosa

 

Resumo

O ecossistema de restinga, localizado nos municípios de Saquarema, Araruama e Arraial do Cabo, abrange um biossistema costeiro e com diversidades também presentes da Mata Atlântica, com grande destaque para a vegetação do entorno da Lagoa Vermelha. Ademais, a lagoa apresenta os estromatólitos, estruturas relevantes para referências de estudos geológicos. A Área de Proteção Ambiental de Massambaba (APA) e o Parque Estadual Costa do Sol (PECS) formam duas Unidades de Conservação com finalidades de proteção dos segmentos presentes. Em decorrência disso, o estudo realizado teve como foco concernir de forma estimada o nível de conhecimento das populações a respeito das unidades de Conservação e a Lagoa Vermelha. Para esse fim, foi necessário estudar dados de referências bibliográficas e de pesquisas quantitativas aplicadas em campo. A área de aplicação foram os distritos de Praia Seca, em Araruama, e Vilatur, localizado em Saquarema. Considerando os resultados obtidos, conclui-se que em ambos os distritos, Praia Seca e Vilatur, o conhecimento a respeito das Unidades de Conservação e da lagoa Vermelha, são restritos. Desta forma, é possível compreender a importância da educação ambiental como um instrumento de construção do conhecimento a respeito destes objetos de estudo.

Palavras-chaves: Estromatólitos; preservação; restinga

2017-2025 A BRUXA por l&e

bottom of page