top of page

Editorial do volume 9-2025

Um viva aos noves

 

   Um dos tatus mais populares no Brasil tem como nome científico Dasypus novemcinctus. É o famoso tatu-galinha, também conhecido como tatu-de-nove-faixas, como bem nos diz o epíteto específico: novencimtus. Distribuído por todo o Brasil, é bicho importante demais em termos culturais.

   Também nativa no Brasil, Portulaca grandiflora é planta herbácea e suculenta, muito popular em jardins e canteiros devido à capacidade de florescer bem e ser muito resistente a condições adversas. Um dos nomes vulgares dessa PANC (planta alimentícia não convencional) é nove-horas.

   Nove faixas do tatu, nove horas da suculenta... Tudo isso mencionado aqui meramente para saudar nossa chegada ao volume 9. E exatamente em 2025, ano cuja soma dos algarismos componentes dá nove.

   Então vamos tirar a prova dos nove! Noves fora, nossa expectativa é que tenhamos tantos artigos em 2025 quanto no ano passado. Com nove bichos, nove plantas e também fungos, protistas e muito mais – sempre casando ciência e cultura.

   Por fim, ainda que não sejamos cheios de nove horas, fizemos alguns (poucos) ajustes nas regras de submissão. Não deixe de conferir antes de nos dar a honra do envio de seu trabalho.

   Venha voar conosco, venha voar com A Bruxa.

   Vamos pintar o “nove” (sic).

 

​    Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Tatu_

    %28dasypus_novemcinctus%29,_Uruguay,_2020.jpg,

    foto de Enrique González.

flor.png
tatu.png
Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Portulaca _grandiflora_-_pink_%284601218106%29.jpg,
foto de Elitre.

© 2017-2025 A BRUXA por lbnc

bottom of page